O tema escolhido para este editorial é Casamento na Floresta!
Editoriais
Editorial de Outono da Villa Giardini 2019
O Projeto
Chegou a vez do Outono e a proposta para esse editorial do Projeto Estações da Villa é trazer a inspiração romântica e descontraída da estação, com intenso contato com a natureza. Então, nada mais bonito que um casamento no campo, não é mesmo?
O tema escolhido para este editorial é Casamento na Floresta, lembrando os casamentos mais intimistas realizados em bosques nessa estação. A inspiração é demonstrada em uma festa idealizada em um bosque de pinheiros, com clima aconchegante, elegante, sofisticado e descontraído.
Para uma das estações mais agradáveis do ano, a proposta da Villa Giardini é descontruir um pouco o estilo clássico, buscando recriar um acampamento de caça na floresta,com uma abordagem mais boho. A ordem é a harmonia entre o clássico e despojado, o formal e o divertido, o romântico e o exótico, em um clima bucólico, retrô e leve.
A paleta de cores sugerida para a composição varia entre tons quentes e pasteis mais vivos, transmitindo uma qualidade terrosa e vivaz, remetendo aos matizes da natureza que se transforma no outono.
Assim, as cores escolhidas são: Quetzal Green,Red Pear, Melow Rose, Meekart, AlmondBuff e Olive Martini, todas pertencentes à paleta definida pela Pantone para o outono 2019.
A Cenografia
Inspirada em acampamentos de caça Inglês, a intenção foi a de criar uma atmosfera aconchegante em clima outonal. Dessa forma, o principal cenário da produção foi idealizado no bosque de pinheiros da Villa Giardini, um cenário perfeito para a floresta de outono.
O estilo de decoração faz uma releitura dos estilos boho e do Colonial Britsh, transpondo pelo bucólico de comemorações no campo e pelo estilo clássico de um acampamento inglês. A inspiração é a mistura entre o tradicional e o rústico, resultando em uma atmosfera intimista e romântica, combinando tendas,móveis de época, estampas xadrez, texturas aveludadas e arranjos com flores delicadas e exóticas da estação.
A cenografia contou com três cenários diferentes elaborados no bosque de pinheiros da Villa Giardini. A mesa central tem uma composição assimétrica formada por um conjunto de diferentes móveis de época, flores, troncos e lanternas, já a mesa de jantar, fica na clássica tenda de acampamento de caça.
A cerimônia no bosque, formada por um caminho orgânico de flores brancas, intercalado por troncos e velas, tem como ponto focal o painel de filtros dos sonhos tricotados com algodão cru atrás do altar.
A Villa Giardini apostou na organicidade e no artesanal para decorações de casamento, trazendo elementos como palha, algodão, lã, penas, plumas, madeiras, sementes,capins, folhas e flores secas. A tendência para o mobiliário é uma junção de diferentes épocas e estilos.
Moda Noivo
As criações para noivo e padrinhos se alinham com o tema proposto com looks mais despojados e descontraídos, transmitindo a tradição e sofisticação do clima outonal.
Dessa forma, foram apresentadas criações mais tradicionais,com ar clássico e ao mesmo tempo retrô. A sugestão é explorar tons mais sóbrios e terrosos, contrastando com outros mais vivos e inusitados como o Quetzal Green e o Olive Martini.
Para os tecidos e padrões,os da alfaiataria clássica, utilizando o feltro, a flanela, o algodão, o príncipe de Gales, pied-de-poule e o xadrez são as apostas certas, pois essas texturas e estampas remetem ao clima do outono com um ar mais sóbrio e despojado.
Para os acessórios e gravatas, a dica são as estampas foliares e texturas diferentes, com inspiração outonal nos pequenos detalhes, explorando o jogo de texturas e elementos mais naturais, como broches e penas.
Quanto à sapataria, foram escolhidos os clássicos modelos Mocassim, Oxford Derby e Brogue em tons de marrom, garantindo um toque mais informal e moderno.
Moda noiva
A dica são volumes lânguidos e fluidos, que acompanham a sutileza da estação, resultando em criações despojadas e românticas.
Os vestidos são de zibelinenos tons de branco, branco natural e pérola com rendas rústicas ou suaves, muita musseline com golas de pele quase estolas, detalhes de penas e plumas, acompanhados por bordados leves ou pontuais. O blush continua como novidade para as mais descoladas.
Para madrinhas e convidadas, os tons “envelhecidos” e o verde floresta retornam como nostalgia, sugerindo o tom sobre tom. Já as mães poderão usar as mesmas cores com modelos diferenciados.
Para os acessórios, optou-se por joias delicadas e singelas, que acompanham um penteado orgânico, por meio de ondas, tranças ou presos despojados com fios soltos, adornados com arranjos florais, pedrarias, penas e plumas.
O buquê é desconstruído, enfeitado com espécies silvestres e exóticas da estação, valendo-se de flores desidratadas,capins, cipós e penas, numa composição cheia de personalidade.
O Buffet
O outono é a estação que traz a promessa de temperaturas mais amenas, então as refeições são elaboradas com sabores mais marcantes como uma "comfort food" acompanhada de carne de caça.
Para criar esse menu, o Helena Buffet apresentou como entrada uma cassoulet, preparada com favas de feijão branco e carne branca e suína, envolta na massa folhada, para lembrar uma comida que nos remete ao conforto de casa quando a temperatura cai um pouco.
Como prato principal foi proposto a Galinha D’Angola recheada com bacon e ameixas pretas com um demiglace de rapadura e cachaça e um toque de nata fresca, acompanhado com purê de batata roxa e arroz negro. Delicioso, não é?
Confeitaria
A intenção foi a de criar algo mais artesanal e delicado, inspirado nos doces caseiros. Pequenos docinhos confeitados a mão, mini bolos decorados, mini sobremesas, bolos caseiros açucarados, massas folhadas recheadas, entre outros.
Para o bolo de casamento, uma maquete simples,ornamentada com materiais orgânicos e outonais, como folhas secas, musgos, cipós e cascas de árvores.
Voltam aqui os tons terrosos, como laranja, verde seco, massala, ocre e chocolate, dando ênfase em materiais como as frutas da estação,figos, peras, maçãs, berrys, canela, cravo e castanhas, finalizados com confeito de açúcar que parece neve bem levinha sobre os doces.
A Fotografia
O grande desafio fotográfico do editorial de Outono foi o de expor as nuances dessa estação por meio da exploração de jogos de luzes, da poesia figurada através do tema, do romantismo do casamento intimista, tudo isso acompanhado de uma atmosfera dourada que parece o anoitecer de outono e do clima de mistério criado pelo bosque outonal.
A ideia é captar a essência do outono por meio dos recursos naturais, explorando a luz dourada do sol poente em suas nuances e contrastes com a natureza, captando a diversão e descontração de uma festa intimista e familiar.
A Música
Quando se pensa em outono logo vem à cabeça aquela imagem de folhas caindo, dando a inspiração para um momento de renovação, de entrega, de desapego do passado com a esperança de que o que está por vir seja melhor ainda, como o que deve acontecer em uma união.
Assim, a música escolhida como tema para o editorial de outono da Villa Giardini é Stand by me,originalmente interpretada pelo cantor e compositoramericano Ben E. King, e escrita por King, Jerry Leiber e Mike Stoller.
A versão reinterpretada pela Vibratto,buscou trazer as nuances do clima outonal, em meio aoanoitecer no bosque de pinheiros.
“Whenthenighthas come
Andthelandisdark
Andthemoonistheonly light we'llsee
No I won'tbeafraid, no I won'tbeafraid
Just as long as you stand, stand by me”.