1030 0




Entrevista com Ray Rocha



Entrevistas


Como surgiu sua paixão por maquiagem e penteados?


Eu faço maquiagem há quase 13 anos, comecei maquiando minhas amigas, todas as festas que íamos, elas sempre pediam para que eu as maquiasse, em certo momento, resolvi transformar esse hobby, paixão, em minha profissão. Durante uma situação muito delicada na minha vida, tive a ideia de postar um “antes e depois” e publiquei nas minhas redes sociais, nesses grupos de mães e amigas e o retorno foi muito bom, isso tem quase 2 anos. Ainda não sabia fazer penteado, na verdade, a única coisa que sabia e gostava muito era de fazer tranças, então publiquei nos grupos que fazia produção de maquiagem e penteados com tranças para festas. Graças a minha primeira postagem, mesmo sem experiência profissional nenhuma, fechei 5 clientes para em um único sábado. Naquele momento, percebi que era aquilo que queria para a minha vida.

Ainda no início como não tinha material suficiente para atendimento, tinha que escolher clientes com o mesmo tom de pele que o meu, era o que eu tinha para uso pessoal mesmo. Como o retorno foi muito bom, Investir em material de qualidade e em cursos... Então 5 meses depois de ter começado meu trabalho profissional, fechei o primeiro contrato com uma noiva. Quando cheguei ao local, estava muito nervosa, passei mal (rs), mas o momento foi tão lindo e perfeito que graças a Deus, deu tudo certo. Ali vi a diferença entre atender uma cliente para uma ocasião e uma noiva e me apaixonei por esse tipo de trabalho, por fazer parte daquele momento tão especial da noiva. Então comecei a estudar muito e investir em cursos. Fiz curso intensivo aonde trouxe para maquiar noivas, estudando visagismo, coloração, estrutura, pele, acabamento, delicadeza e outros componentes necessários para realização de uma produção impecável.



Quais as experiências mais marcantes na sua trajetória desde que começou sua carreira?


Uma noiva que me contatou pelo Facebook... Fui à casa dela para fecharmos o contrato, ela me explicou sua história de vida para conseguir realizar aquele casamento: tinha passado um ano vendendo bombons para conseguir custear seu casamento (fico emocionada até hoje quando lembro da história), um casal tão jovem e se esforçando tanto para poder casar. O casamento deles foi muito emocionante, lindo e marcante na minha vida. Naquele momento, vi que quando queremos realizar um sonho não existem barreiras.

Quem é sua maior inspiração?


Além de Deus, minha família, eles me dão forças todo o momento da minha vida. Profissionalmente, são vários mas aqui no Brasil é uma maquiadora de Maringá chamada Brigitte Calegari. Fiz um curso com ela no ano passado e no ano que vem farei um mais intensivo. O curso me deu uma bagagem muito grande, principalmente para noivas. Aqui em Brasília é o Lázaro Rezende - Hélio Diff - sou apaixonado pelo trabalho dele. Não tive o prazer de trabalhar com ele, mas somos muito amigos e gosto muito do trabalho dele. Além de ser uma pessoa incrível.

E sobre ser maquiadora: qual é a maior dificuldade da área?


Você provar que é capaz. A noiva te procura por causa de uma foto que viu, uma amiga que indicou, algum comentário em rede social... No meu caso, hoje são muitas indicações, além da procura nas redes sociais. Mesmo que ela verbalmente confie no meu trabalho e fale que não está a fim, sempre busco fazer um teste de maquiagem e cabelo, vejo ele essencial para segurança da noiva e tranquilidade. Explico tudo que está sendo realizado para que ela possa entender e acompanhar, acertarmos alguns detalhes e no dia do casamento ela esteja impecável. 

Qual a situação mais inusitada que já passou com uma noiva?


Do primeiro contato até a hora de entregar para o casamento, nós criamos uma afinidade incrível, ficamos amigas mesmo. Tive uma cliente que foi a cerimonialista do próprio casamento: ela falou para mim: “Ray, são 5 pessoas e eu, que horas você quer que eu chegue?” Disse para ela chegar às 14h para ficar pronta às 17h, já para as amigas dela, pedi para começar às 8h para ficarem todas prontas às 13h30. Terminei a produção de todas as 5 pessoas no horário combinado. Já a noiva chegou às 15h e estava desesperada. O gerador do local não funcionava, o dono do local do evento estava proibindo a entrada da brinquedoteca (ela fechou contrato com o gerente que tinha liberado), um garçom inventou de mexer no circuito elétrico e explodiu o sistema. Ela tinha banho correndo e não conseguiu lavar o cabelo... O casamento era às 16h30, quando estava terminando já eram 18h... O casamento em área livre, tinha até orquestra e começou a chover. Ela me pediu para ficar com ela, pois estava muito nervosa, então fiquei e fiz tudo que estava ao meu alcance para ajudá-la e tentar acalmá-la. O casamento começou às 21h. Quando lembro essa história, começo a tremer, pois foi uma situação que mexeu muito com o meu psicológico... Foi desesperador acompanhar aquela situação. As pessoas têm que entender a importância do cerimonialista. (confira aqui a matéria: a importância do cerimonialista).



Qual é o seu estilo favorito de maquiagem e penteado?


Meu estilo é mais o clássico/atual, sem exageros. Falo que faço com que a beleza da mulher seja realçada. Ano que vem farei uns cursos específicos para noivas que abrangem todos os estilos, alguns até fora de Brasília. Mas vivemos em um país que hoje as clientes querem o que aparece nas redes sociais, que também não fica de fora do meu gosto. Você pensa em ter seu próprio salão de beleza algum dia? Eu tenho um projeto em mente, será algo novo no mercado.

Quais dicas você costuma dar para uma noiva no seu grande dia?


Procure dormir bem, fique calma, não beba leite, pois o leite influencia as células sebáceas do rosto a produzir mais oleosidade e espinhas (em breve uma matéria abordando alguns cuidados). Durma usando benpantol nos lábios durante os 15 dias antes do casamento para hidratar. Hidratar o cabelo também é muito importante. Mesmo sendo muito difícil, tente não resolver nada na véspera.



Quanto tempo você leva para fazer cabelo e maquiagem só da noiva?


Cerca de três horas e meia. Como meu atendimento é Home Day, meu serviço não é só cabelo e maquiagem, faço toda assessoria pessoal da noiva. Faço questão.

Você trabalha só com noivas?


Atendo todas as ocasiões (social, formatura, fotográfico, produção noivo etc), mas além de o meu foco atualmente ser noivas, faço atendimento exclusivo de debutante com pacotes incluindo as trocas (produção de recepção, valsa e festa), onde fico na festa à disposição da debutante e da mãe.

Com que antecedência a noiva deve te procurar?


De quatro meses a seis meses antes do casamento.







Por - Casamentos BSB
Site especializado em casamentos em Brasília. Nosso objetivo é levar conteúdos relevantes até vocês, noivas. 

saiba mais sobre Casamentos BSB


Deixe seu comentário:





Matérias Relacionadas

Entrevista com Bruna Mustefaga


Entrevistamos a super talentosa estilista Bruna Mustefaga.

LER MATÉRIA

O que é uma noiva sem buquê? O que é um buquê sem uma noiva?


É muito difícil imaginar uma noiva entrando na igreja sem esse lindo acessório...

LER MATÉRIA

Os Estilos de Vestido - Boho Chic




LER MATÉRIA

Maquiagem mãe da Noiva


Algumas dicas para a maquiagem da mãe da noiva

LER MATÉRIA

Casamento Marina Ruy Barbosa e Xande Negrão.


Marina Ruy Barbosa e Xande Negrão celebraram a união em uma cerimônia belíssima.

LER MATÉRIA




Casamentos BSB no Instagram

logo casamentos bsb

Telefone: 61. 99311-3470 ou 61. 98540-8834
Email: contato@casamentosbsb.com.br
https://www.facebook.com/casamentosbsb
https://www.instagram.com/casamentos.bsb