969 0




Qual a importância do Cerimonial?



Cerimonial


Ainda é grande o número de pessoas que não sabe o que um cerimonial faz. Não vamos muito longe. Já ouvi essa pergunta de gente da minha família, que apesar de me ver trabalhando muito, não consegue visualizar qual é meu papel. Uma profissão não regulamentada, ainda pouco reconhecida, mas que quem já precisou um dia, sabe o quanto fez falta ou foi importante em situações decisivas.

Dia desses assisti no Fantástico um quadro chamado: Não Faça Você Mesmo e logo consegui identificar semelhanças a nossa profissão. Muita gente sonha em ter a casa própria ou fazer aquela reforma que vai mudar a sua vida né? No quadro eles mostram situações em que “o barato saiu muito caro”.

Há quem pense que se trata de algo fácil fazer uma reforma ou uma obra e nesse caso sai economizando em tudo, inclusive nos profissionais aptos (Arquiteto, Engenheiro) e contrata um pedreiro para gerenciar uma obra que deveria ser apenas executada por ele, porém planejada e estruturada por quem estudou, tem vivência de mercado e condições de viabilizar um bom custo benefício. O “tiro sai pela culatra” e aquele momento tão sonhado pode acabar em muito pesadelo.

Assistam e vão entender essa analogia que busquei aqui fazer: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/04/rodrigo-santanna-comanda-serie-sobre-reformas-nao-faca-voce-mesmo.html

O Casamento! Você sonhou com isso a sua vida toda. Tem família que vende o carro, outras pegam empréstimo para conseguir viabilizar esse sonho, que na maioria das vezes não é só da Noiva, mas sim da família toda, envolve Pais, irmãos, Avôs, todos na mesma expectativa.

Depois de conversar com várias pessoas que nunca fizeram se quer uma “quermesse” e essas afirmarem que você e sua mãe conseguem fazer tudo sozinha, você crê nisso e opta por não contratar a Assessoria e Cerimonial e desbravar esse mundão que é o mercado de casamento, que vai do infinito ao além. Não tem limites!

Não contratar Assessoria. Cilada 1!



1º O planejamento de uma festa de casamento é bem diferente de qualquer outra que você ou sua mãe tenham realizado. Não se trata de uma festa qualquer, se trata da festa mais importante oferecida por uma família e esperada pelos seus convidados. A palavra CASAMENTO estabelece uma expectativa diferente.

2º A experiência da sua prima ou da amiga da sua amiga, muitas vezes não se aplica ao seu caso. São situações muito particulares e pequenos detalhes que precisam criteriosamente serem avaliados.

3º Por mais simples que seja seu evento, ele exige o mínimo de logística e organização. Envolve meses de muitas pesquisas, incertezas, riscos financeiros e emocionais. Nesse caso, apenas um profissional experiente pode te oferecer. É preciso ter feeling e vivência de mercado.

4º A assessoria seja ela simples, parcial ou completa, pode te oferecer ao longo de todo processo de planejamento, dicas preciosas, indicações que caibam no seu orçamento e correspondam a sua expectativa, que te ajuda a estabelecer prioridades e administrar os recursos.

5º Saúde emocional e financeira são indispensáveis para que toda Família possa aproveitar cada instante desse evento tão sonhado. Tenho certeza que você não quer chegar ao fim do processo esgotada e sentindo que nadou, nadou e vai morrer na praia.

Cerimonial do Dia. Cilada 2!



Case 1: Imagina você ir para Copa do Mundo e contratar o técnico para comandar o time apenas no último jogo, sem conhecer nenhum jogador, sem ter participado de nenhuma reunião, sem ter orientado em nenhuma das contratações.

Case 2: Imagina você ter um Concerto com uma Orquestra de 15 a 25 músicos e contratar o maestro para regê-los apenas no dia da apresentação, sem ter participado da escolha dos profissionais, sem ter ensaiado com nenhum deles, sem ter referência profissional dos mesmos. Difícil, muito difícil de dar certo né?

Não existe Cerimonial do Dia!



Isso é perigoso para as duas partes. Profissional que se preze e respeite seu cliente não se sujeita a ser contratado apenas para apagar incêndio e colocar seu nome e reputação profissional em risco. Um bom profissional desse mercado, se preocupa em estar minimamente envolvido no processo de planejamento de um casamento, onde você tem em média de 15 a 25 fornecedores, para gerenciar, uma família movida por emoções e expectativas e um casal realizando um sonho.

Sair por ai pedindo indicação em grupos de noiva, garimpando fornecedores que leiloam seu trabalho a preço de banana, não é um bom negócio. Escolher os fornecedores não é a parte mais difícil, nesse momento eles ainda querem vender, agradar, servir, a parte mais difícil é administrar, motivar e fiscalizar a execução do serviço, mantendo a qualidade com harmonia.

O mercado de Assessoria e Cerimonial está muito leviano. Há quem acorde Cerimonialista e arrisque o sonho alheio para pagar uma conta. Pessoas que se dizem profissionais, mas não têm as ferramentas básicas para executar um trabalho descente e de confiança.

A parte boa, é que se pesquisar com critérios, você encontrará bons profissionais que praticam valores justos e aplicáveis ao longo de muitos meses de trabalho. O valor empregado nesse serviço jamais será um desperdício. Avalie se a sua economia de hoje não te trará despesas extras amanhã. Um bom profissional se paga ao longo do contrato. Valorize o profissional que você escolheu. Usufrua do conhecimento e apoio que ele pode te fornecer, peça dicas, ouça conselhos, encurte o caminho, poupe aborrecimentos.

Dica Monumental: Não faça você mesma!



Até breve
Fernanda Aguiar Assessoria, Cerimonial e Gestão de Eventos



Por - Fernanda Aguiar
Fernanda Aguiar é formada em Publicidade e Propaganda e criou a Monumental Comunicação e Eventos em 2011 em sociedade com o marido Tomás Mendes. A Monumental foi criada pensando em algo bem grandioso: SONHOS e tem como conceitos principais responsabilidade e comprometimento, atuando como facilitadores e auxiliando no planejamento e execução do seu evento para que você possa viver cada escolha com tranquilidade e segurança.

saiba mais sobre Fernanda Aguiar


Deixe seu comentário:





Matérias Relacionadas

Uma definição de Mini Wedding!


Mini Wedding, o conceito intimista que conquistou o mundo.

LER MATÉRIA

Editorial de Inverno 2018 Villa Giardini


A inspiranção é de casamento que ocorrem em pubs, visando uma decoração moderna, sofisticada e ao mesmo tempo descontraída.

LER MATÉRIA

"Você conhece o Hoop Bouquet?"


"Por que usar o Hoop Bouquet"!

LER MATÉRIA

Segredos dos buquês da realeza


Os segredos do buquê de Meghan Markle

LER MATÉRIA

Dicas infalíveis para acertar no vestido de madrinha


Serei madrinha de casamento, e agora? O que usar?

LER MATÉRIA




Casamentos BSB no Instagram

logo casamentos bsb

Telefone: 61. 99311-3470 ou 61. 98540-8834
Email: contato@casamentosbsb.com.br
https://www.facebook.com/casamentosbsb
https://www.instagram.com/casamentos.bsb